Apresentação

Apontamentos Académicos é uma iniciativa da Academia Galega da Língua Portuguesa. Tem a finalidade de criar um espaço para a divulgação do conhecimento, a geração e análise de discursos, o intercâmbio de conteúdos e de opiniões, e a publicação de análises conceituadas e fundamentadas sobre língua e a cultura em geral, e sobre a Galiza em particular.

Com um formato cuidado e um conteúdo seletivo, poderão participar tanto membros numerários e correspondentes da AGLP, quanto pessoas pertencentes a outras instituições, além de particulares registados, sem necessidade de se ajustar exatamente aos títulos predefinidos.

Mais que a repetição do já conhecido procura-se a inovação, sem descurar ou desamparar o nosso património cultural, material e imaterial, mais recente ou mais longínquo e desconhecido, de que somos herdeiros e queremos ser continuadores, na melhor tradição do galeguismo de começos do século XX.

“Galiza, célula de universalidade” foi lema que uniu e inspirou uma geração inteira de intelectuais. Essa tradição, nesta altura da história, não pode deixar e inserir-se plenamente no espaço linguístico e cultural da lusofonia, referente inescusável para a construção de uma Galiza viável, em termos linguísticos, e não só. Assim, o instrumento de preferência para norma escrita é a Norma Galega do Português.

Nem sempre uma opinião ou uma redação novas melhoram em eloquência e profundidade o que já foi dito por quem nos precederam. Porque fazemos parte da cultura europeia, felizmente há textos e autores de referência necessários para entender um tema ou uma polémica mais ou menos na moda, que pode parecer exclusiva e particular da nossa sociedade, e talvez seja mais geral e imemorial do que parece. Assim, as bibliografias fazem parte do nosso repositório, da nossa bagagem necessária, mesmo para evitar a perda de referências e contribuir para a formação de opiniões.

No vasto mundo das publicações e páginas de opinião existentes e acessíveis na Internet, a moderação dos Apontamentos Académicos terá por finalidade reduzir o excesso de conteúdo irrelevante ou reiterativo e fomentar a reflexão, orientando os temas e as preferências, bem à atualidade mais urgente, bem aos lugares-comuns inevitáveis que definem a nossa existência como comunidade humana, como sociedade galega e como pessoas.

Give a Comment